Alimentos mais perigosos para à saúde

A variedade de alimentos é muito grande, mas saber quais fazem bem para a saúde não é para todos, por isso muitas pessoas procuram orientação especializada. E saber entre os alimentos ruins quais os piores é ainda mais delicado.

  

Os alimentos mais danosos ao organismo são os industrializados, os que contêm muita gordura e os muito ricos em açúcar. De maneira geral, os industrializados têm substâncias nocivas como corantes, conservantes, grandes porções de sódio e outras substâncias químicas. Os sucos naturais, por exemplo, são opção de muitas pessoas decididas a evitar os refrigerantes. O problema é que eles carregam dentro das caixinhas os corantes e conservantes destinados a fazer um suco durar por meses até que o prazo de validade seja extinto.

 

 

Outros exemplos são os embutidos, muitas vezes produzidos de partes de carne que não seriam consumidas em sua forma original, eles recebem conservantes e bastante sódio para tornar o sabor atraente. “Quanto mais naturais o alimento melhor, a dica é trocar os industrializados por naturais. Se a pessoa vai consumir um doce, evitar o industrializado e procurar um doce caseiro”, aconselha a nutricionista Elisa Masson.

 

 

As grandes quantidades de sódio estão relacionadas à hipertensão e problemas renais. É importante ficar de olho nas tabelas nutricionais anotadas nos rótulos, um sanduíche congelado chega a ter metade da quantidade de sódio recomendada pela Organização de Saúde para um dia. O órgão orienta que sejam consumidas 2 gramas de sódio, ou seja, aproximadamente 5 gramas de sal de cozinha. Em média, o brasileiro ingere mais que o dobro do recomendado: 12 gramas por dia.

 

 

Sódio

 O assunto é tão sério que existe um acordo entre fabricantes de alimentos e o Ministério da Saúde (MS) para redução do sódio nos industrializados ao longo dos próximos anos.

 

Alimentos muito gordurosos também fazem mal, é o exemplo do bacon. O excesso de gordura no organismo interfere negativamente no funcionamento do sistema cardio vascular. Ela contribui para a ocorrência de arritmias, infartos e outros males. A batata frita está na lista dos mais perigosos justamente por carregar muita gordura absorvida durante a fritura para dentro do corpo. A batata pode fazer parte de uma dieta saudável, mas quando frita deve ser evitada ao máximo.

 

Uma lista dos alimentos mais danosos ao organismo que se prese não deve esquecer-se da pizza industrializada e do cachorro quente. Por ser industrializada, a pizza tem todas as desvantagens apontadas no início do texto e ainda, outro agravante, o uso da farinha branca. Este alimente tem a característica de ser de fácil absorção pelo organismo, o que faz com que a sensação de fome volte rapidamente. A iguaria italiana carrega muita gordura e também grande quantidade calórica.

 

 Banir os alimentos ruins é difícil. Eles influenciam até no convívio social. Como sair com os amigos e dispensar todo alimento que não faça bem ao corpo? A dica é moderar. “Se você faz uma alimentação 90% saudável, não vão ser os 10% que você da uma maneirada na dieta que vão te derrubar”, orienta a nutricionista.

 

 Alguns dos alimentos mais perigosos para o organismo:

 

 #Pizza congelada: 

 carrega muita gordura, alto valor calórico e o uso da farinha branca dá sobrevida pequena à sensação de saciedade;

 

 #Batatinha frita: 

 a gordura absorvida na fritura é uma ameaça ao sistema cardiovascular;

 

 #Batata frita industrializada:  

 

rica em gordura ainda leva para os pacotinhos grande quantidade de sal. Um pacote de 50 gramas do produto pode ter até 33% do valor de gordura necessário para todo o dia;

  

#Bacon:  

Uma fatia equivalente a 10 gramas possui 6,4% do Valor Diário de gordura saturada, que sofre um processo de oxidação que facilita o aparecimento de placas que podem inflamar as artérias sanguíneas levando ao comprometimento cardíaco;

  

 #Cachorro quente:  

A combinação salsicha, molho e pão reúne, em excesso, várias substâncias ruins para o organismo como gordura e sódio.

Mais notícias

Nota de Pesar do SECEG

O SECEG vem de público externar sua tristeza pelo falecimento de duas importantes pessoas. A então colaboradora da entidade e amiga Ana Aparecida Godinho de

Em que podemos te ajudar?