Feirão do Serasa para renegociar dívidas começa hoje; veja como participar

 

Começa nesta terça-feira (28) o Feirão Limpa Nome Serasa, que permite que consumidores endividados negociem suas dívidas diretamente com bancos, administradoras de cartões de crédito, lojas e prestadores de serviço (como empresas de telefonia e energia).

 

O evento será realizado presencialmente em São Paulo até sábado (2 de maio). Quem não puder sair de casa ou for de fora da capital paulista poderá optar pelo atendimento online até 8 de maio.

 

Segundo a Serasa, o número de empresas participantes bateu recorde neste ano (são 59 credores) e, pela primeira vez, instituições de ensino e redes de farmácia também vão participar. 

 

No evento presencial em São Paulo, participam: Bradesco Cartões, Bradescard, Cartões American Express, Recovery, HSBC, Santander, Santander Financiamentos, Fundo de Renegociação de Débitos e Eletropaulo.

 

No feirão online, a lista de participantes é maior e inclui Itaú, Porto Seguro Cartões, GVT, Hipercard, TIM e Vivo, entre outras.

Nas edições anteriores do evento, os descontos nas dívidas chegaram a 95%, também de acordo com a Serasa.

Serviços ao empreendedor e desempregados

O evento em São Paulo vai contar também com uma central para formalização de Micro Empreendedor Individual (MEI), além de oferecer serviços do Centro da Apoio ao Trabalho para quem está procurando emprego.

 

Haverá, ainda, palestras gratuitas com dicas e orientações para não se endividar além da capacidade de pagamento.

 

Também prestam orientações o Centro de Integração da Cidadania (28, 29 e 30 de abril), que oferece segunda via de certidões de casamento, nascimento e óbito; o Juizado Itinerante do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (28, 29 e 30 de abril), que vai esclarecer dúvidas jurídicas da população; e o Procon-SP (1º e 2 de maio), que vai orientar os consumidores.

Consumidores do Brasil podem renegociar online

Quem não mora em São Paulo ou não pode ir ao evento tem a possibilidade de renegociar as dívidas pela internet, por meio do sitewww.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online

 

Após preencher um cadastro, o consumidor é direcionado a uma página que informa as empresas participantes da ação e quais suas dívidas com cada uma delas. As empresas informam quais os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat) e os horários de funcionamento. 

O consumidor deve entrar em contato diretamente com elas para negociar possíveis descontos na dívida, com condições de pagamento diferenciadas. Em alguns casos, é possível que o boleto já esteja disponível, com uma proposta feita pela empresa. 

Consumidor deve se preparar

O consumidor deve se preparar antes de negociar, colocando na ponta do lápis todas as despesas fixas e as dívidas já assumidas ou previstas. 

 

Assim, é possível saber quanto deve sobrar para pagar a nova dívida que será negociada com a empresa, escolhendo condições e formas de pagamento que melhor se encaixam no orçamento.

 

“Na hora da negociação, o consumidor deve ouvir a proposta e, se não estiver de acordo, é importante fazer uma contraproposta, até que ambos cheguem a uma alternativa realista.

 

O importante é que, depois de renegociada, a dívida caiba no bolso do cidadão”, diz o superintende da SerasaConsumidor, Julio Leandro.

Feirão Limpa Nome Online

Mais notícias

Gerente de loja recebe hora extra?

Sou gerente na empresa onde trabalho e tenho notado um aumento significativo nas minhas responsabilidades, demandando mais horas de trabalho. No entanto, não houve uma

Em que podemos te ajudar?