A gigante do comércio varejista Havan planeja abrir mais cinco lojas em Goiás nos próximos anos: três em Goiânia, uma em Aparecida e outra em Sobradinho (DF). A loja de departamentos está à procura dos terrenos mais adequados para se instalar na capital e Região Metropolitana, que podem receber a primeira unidade ainda este ano. Como a instalação de cada loja exige cerca de R$ 45 milhões, a expectativa é de que os investimentos cheguem a R$ 225 milhões.
A Havan já possui três lojas em Goiás. A primeira foi inaugurada em Anápolis, com 15 mil metros quadrados de área, e conta com uma réplica de 35 metros de altura da Estátua da Liberdade, que é uma marca da rede varejista, além da fachada inspirada na Casa Branca, a residência oficial do presidente dos Estados Unidos. As outras duas estão em Rio Verde, no Sudoeste do Estado, e em Valparaíso, no Entorno do Distrito Federal.
Um especialista em comércio varejista no Estado informou à reportagem que a rede quase fechou negócio para se instalar em Goiânia, na área que hoje abriga o atacarejo Costa, na BR-153, mas acabou desistindo por conta de problemas na documentação do terreno. “A Havan tem uma agilidade muito grande em seus negócios e não se prende a um terreno que apresente algum problema”, garante o especialista.
Agora, a rede procura novas áreas para instalar as quatro lojas em Goiânia e Aparecida. Ainda não se sabe qual município receberá a primeira unidade, mas a Havan teria alguns terrenos em vista. Para a unidade de Sobradinho, no Distrito Federal, já haveria um terreno definido, mas ainda aguardando algumas aprovações.
Tudo indica que as unidades de Goiânia e Aparecida também devem contar com as réplicas da Estátua da Liberdade. A dificuldade para escolha do terreno se deve às exigências da rede em relação às características da área, que deve ter 100 metros de frente e estar localizada numa pista de grande tráfego e com boa visibilidade, o que já não está mais tão fácil em Goiânia.
A Havan comercializa e distribui produtos como brinquedos, roupas, eletroeletrônicos, artigos de cama, mesa e banho, ferramentas e utensílios. Sua estratégia de expansão tem foco nas cidades de médio para grande porte, com grande concentração populacional e potencial de crescimento econômico.