Preços variam até 106%, indica pesquisa do Procon

 

O consumidor que desejar economizar nessa Páscoa terá de pesquisar os preços antes de comprar um ovo de chocolate. Pesquisa realizada pelo Procon Goiás entre os dias 8 e 21 deste mês constatou diferença de até 106% no preço de um mesmo produto.

Foi o caso do ovo de chocolate Clássicos ao leite da Garoto, de 200 gramas, que foi encontrado com valores entre R$ 17,90 e R$ 36,90.

 

Outro produto com diferença discrepante foi o ovo de chocolate Sonho de Valsa da Lacta, de 270 gramas, que oscilou entre R$ 23,69 e R$ 39,90, uma variação de 68,4%.

 

Apesar da previsão de queda nas vendas, este ano o consumidor também vai pagar, em média, até 15,52% mais caro pelo produto. 
De acordo com o Procon, o fato de alguns produtos terem sofrido redução no peso e ainda assim terem o preço elevado indica que o aumento real pode ter sido ainda maior que o demonstrado pelos números.

 

Por exemplo, o ovo de chocolate Kit Kat da Nestlé, com peso de 330 gramas, possuía um preço médio de R$ 46,80 quando era comercializado a 400 gramas. Neste ano, apesar da redução do peso para 330 gramas, o preço médio foi de R$ 52,65, um aumento de 12,51%.

 

Se for considerado o preço médio por gramas, verifica-se que em 2015 o grama custava em média R$ 0,11 e, atualmente, R$ 0,15. Ou seja, o aumento real do produto foi de 36,6%.

Dicas e Orientações

 

O Procon Goiás orienta os pais que forem adquirir ovos de chocolate com brinquedos que estejam atentos às informações da embalagem. É preciso verificar se o produto traz o selo do Inmetro e a faixa de idade recomendável.
Além disso, é preciso dar atenção especial às informações do rótulo, como as especificações de peso, data de validade, composição e, principalmente, a restrição de consumo.

 

Ovos de chocolate adquiridos em promoções, muitas vezes quebrados, e por esta razão com preços mais acessíveis, não dão ao consumidor o direito de reclamar. Todavia, a informação de que o produto está com preço promocional pelo fato de estar quebrado deve ser fornecida de forma clara e precisa ao consumidor.

 

Fonte: O Popular

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