SECEG: 70 ANOS DE HONRA E GLÓRIA PARA O COMERCIÁRIO GOIANO
Em 1948, dentro de um galpão improvisado e emprestado da avenida Anhanguera, no setor Universitário em Goiânia, surgia o Sindicato dos Empregados no Comércio no Estado de Goiás, atualmente muito conhecido como SECEG. Os idealistas da época foram homens arrojados que trabalhavam no comércio e enfrentaram a missão de elevar a categoria comerciária goiana ao reconhecimento profissional, salarial e, principalmente, como ser humano.
Desde este tempo, passamos por inúmeras situações políticas, da ditadura à democracia sem nunca cansarmos de buscar privilégios para quem atua por trás do balcão. As excrecências políticas nunca assustaram e por isso continuamos firmes nos reinventando, mesmo a cada a ataque para nossa dissolução.
Estamos concluindo 70 anos de existência. O SECEG é hoje um senhor com amplos serviços prestados à comunidade laboriosa do comércio, sendo que muitos são estendidos às famílias destes operários do balcão. Temos três unidades cravadas na região metropolitana de Goiânia, Vila Nova, Campinas e Garavelo. A intenção é atender o comerciário o mais próximo possível do seu trabalho ou residência.
Saltamos dos poucos mais de 60 metros quadrados cedidos, gentilmente, na década de 40 para mais de 3 mil metros de área adquirida pelo SECEG e que está a disposição do comerciário em forma de serviços. Somos, proporcionalmente, o maior sindicato do País representando mais de 150 mil comerciários.
Nestas três unidades oferecemos inúmeros serviços como: Jurídico, Médicos atendendo 12 especialidades, Odontólogos para adulto e criança, Estética facial, Estética Corporal, Psicólogos, Podólogos, Nutricionista, Setor de Esportes com 10 modalidades. Não podemos esquecer os cursos profissionalizantes nas áreas administrativa, jurídica e comportamental.
A Escola de Idiomas tem canais abertos no exterior para aperfeiçoamento dos alunos, Empréstimo de Equipamentos ortopédicos e cadeiras de roda e ainda oferecemos diversos Convênios com empresas.
Existe uma quarta unidade do SECEG. Ela é móvel e faz o atendimento itinerante nos mais de 200 municípios do Estado, levando atendimento jurídico específico às necessidades do trabalhador, contadores e até empresários. Duas vezes por mês, por exemplo, advogados da entidade ficam dentro do Outlet, em Alexânia. O SECEG Itinerante funciona há mais de oito anos e atendeu, neste período, em torno de 90 mil pessoas, além das demandas.
Temos uma das Convenções Coletivas de Trabalho mais moderna com avanços significativos. Uma espécie de bíblia jurídica do comerciário. São conquistas alcançadas ao longo destas sete décadas. E posso citar uma a uma como: reajuste salarial todo ano, gratificação de caixa mensal, piso salarial dos vendedores, adicional por tempo de serviço de 4% e 6%, adicional de horas extras com percentual de 60%, cálculo das horas extras sobre a integralidade do salário, auxílio funeral, feriado pelo Dia do Comerciário, estabilidade à comerciária gestante.
Apresentamos mais avanços como estabilidade no emprego de 30 dias aos pais, proibição de desconto de valores de uniformes e equipamentos, direito ao uso de assento no local de trabalho, proibição de desconto de prejuízos de cheques sem fundos, proibição de desconto por mercadorias deterioradas e vencidas, recebimento de 50% do 13º salário, quando do gozo das férias, abono de falta para o comerciário que presta vestibular, acompanhamento da jornada de trabalho para assegurar o respeito aos direitos do comerciário e impendindo o trabalho irregular em feriados nacionais.
Ressalto, sem medo de exagero, que o SECEG é mais que uma entidade sindical é um legado dos goianos. Um patrimônio do comerciário construído ao longo de 70 anos e que continuará sua história.
Eduardo Amorim – Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio no Estado de Goiás (SECEG)