O goianiense já está consumindo mais produtos de Natal do que no ano passado. Supermercados e empórios da capital já registram crescimento das vendas neste mês de dezembro, em relação ao mesmo período de 2017, e estão mais otimistas: a expectativa é vender até 15% mais este ano. Mas o consumidor deve ficar atento e pesquisar, pois uma pesquisa que o Procon Goiás divulga hoje mostra aumentos e variações de preços que chegam a 568% entre um estabelecimento e outro.

 

Este ano, os preços de carnes como peru, pernil e chester estão, em média, 8,29% mais caros que em dezembro de 2017. Já os panetones estão custando 3,5% menos. A maior alta foi verificada no preço da nectarina, que subiu 64%, e da ameixa vermelha, que está 33% mais cara. O gerente de Pesquisa e Cálculo do Procon Goiás, Gleidson Tomaz, lembra que, dependendo dos produtos comprados, a ceia pode ter um peso maior no orçamento das famílias.

Uma saída para reduzir o impacto, segundo ele, é optar por marcas mais baratas. “O consumidor pode se surpreender com a qualidade de algumas marcas diferentes”, destaca. No caso do peru e chester, os preços estavam praticamente os mesmos nos estabelecimentos pesquisados pelo Procon. Porém, foram encontradas variações de até 560% entre os estabelecimentos, o que reforça a necessidade de pesquisar antes de comprar. Também é preciso fazer uma lista dos produtos mais necessários, estipular um orçamento para a ceia e não extrapolar. “O preço do panetone em um estabelecimento dá para comprar dois em outro”, alerta.

No Empório Casarão, as vendas já estão 10% maiores que em dezembro de 2017. O gerente Bernardino Almeida Neto conta que produtos como castanhas, bacalhau e frutas natalinas já são muito procurados. “As pessoas parecem mais confiantes com a economia este ano”, acredita. Bernardino garante que a loja está com vários produtos em promoção e que os preços estão menores este ano.

Os supermercados Bretas esperam um crescimento de 15% nas vendas deste Natal, puxadas por produtos como panetones, aves e frutas natalinas. O diretor regional do Bretas, Pablo Rios, informa que a performance das vendas já melhorou dois dígitos este ano. “Já estamos com um resultado muito bom em frutas finas e frutas secas, que tendem a crescer mais nos próximos dias”, prevê
Nas redes Extra e Pão de Açúcar, a expectativa é de um crescimento de 10% nas vendas de carnes natalinas. O gerente comercial do Grupo Pão de Açúcar, Rafael Monezi, afirma que as boas negociações garantiram os mesmos preços do ano passado para o consumidor.